No Roda de Samba, Marcelo Medeiros, do Ipea, fala sobre desigualdades
Agência Brasil
Publicado em 20/04/2025 – 07:40
Rio de Janeiro
“O Brasil é mais desigual do que as pessoas imaginam. Para entender desigualdade, é preciso olhar para os ricos. De cada R$ 4, R$ 1 está na mão de 1% da população.” Essas reflexões e dados são do sociólogo e economista Marcelo Medeiros, estudioso da realidade brasileira desde os anos 1990.
A convite do programa Roda de Samba, ele examinou os problemas de desigualdade no Brasil à luz de sambas assinados por Dorival Caymmi, Elton Medeiros, Mauro Duarte, Paulinho da Viola, Wilson Baptista, entre outros. O programa vai ao ar neste domingo (20) ao meio-dia pela Rádio Nacional.
Segundo Medeiros, há diversos tipos de desigualdade como de renda, acesso à educação de qualidade, atendimento à saúde e até “na maneira como as pessoas são tratadas pela polícia.” Ele enfatiza que a desigualdade pesa contra as pessoas negras e as mulheres, e, portanto, discutir questões raciais ou direitos reprodutivos “não é identitarismo.”
Em meio às histórias narradas nos sambas, o sociólogo e economista opina que o Brasil não depende de crescimento econômico robusto para diminuir fome e pobreza. “Basta melhorar a distribuição da renda”, diz no Roda de Samba.
O especialista assinala que para isso são necessárias iniciativas como mudar a tributação, que hoje com a carga de impostos regressivos onera os mais pobres e com isenções e subsídios beneficia os mais ricos.
Marcelo Medeiros é pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor visitante na Universidade Columbia, em Nova York. Em 2023, ele publicou o livro Os ricos e os pobres: o Brasil e a desigualdade (Companha das Letras).
O Roda de Samba é veiculado em rede nas oito emissoras da Rádio Nacional e posteriormente será distribuído na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O programa é produzido em parceria entre a Agência Brasil e a Rádio Nacional, e traz semanalmente entrevista com cantores, compositores, escritores, cineastas e intelectuais sobre o universo e o imaginário do samba.
Programa Roda de Samba
Quando: Todo domingo ao meio-dia
Onde: Na Rádio Nacional da Amazônia (OC), de Brasília (AM e FM), Recife (FM), Rio de Janeiro (FM), São Luís (FM), São Paulo (FM) e do Alto Solimões (FM).
Visite a página do programa: https://radios.ebc.com.br/roda-de-samba
Edição: Juliana Andrade
Fonte: Programa de rádio veicula sambas para entender o Brasil | Agência Brasil
Comentários