• Tipo:
  • Gênero:
  • Duração:
  • Média de Classificação:

Festival de Curitiba, novas oficinas em museus e literatura movimentam a agenda cultural

Na foto, Guita Soifer
Foto: Anderson Tozato/SEEC

A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para teatro, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para teatro, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

O Festival de Curitiba toma conta da programação no Teatro Guaíra, com várias mostras esgotadas e outras com os últimos ingressos à venda. Na Biblioteca Pública do Paraná, a Ocupação Mulheres Arquivadas segue para seus últimos dias. Já no Museu Oscar Niemeyer, a semana conta com oficinas para bebês e diversas mostras. Há também mostras nos diversos museus do Estado.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido – A edição nº 159 do jornal “Cândido” tem como tema principal a leitura no Brasil, com duas reportagens e uma entrevista sobre o assunto. A matéria de capa trata sobre a queda do número de leitores(as) no país, quantidade superada pelos que não leem, dados revelados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024 e inéditos em 18 anos do levantamento.

A educadora Bel Santos Mayer conta para a repórter Bianca Weiss como conseguiu, por meio de diversos projetos voltados à leitura desenvolvidos há 15 anos, transformar na prática a realidade dos moradores de Parelheiros, comunidade da zona sul de São Paulo.

Ainda, uma reportagem complementar, assinada por Isa Honório, sobre a biblioteca itinerante “Carrinho Fantástico”, projeto da ONG Passos da Criança que atende a comunidade da Vila Torres, em Curitiba, que mostra também como ações de incentivo à leitura podem atuar efetivamente no contexto educativo e social.

Literatura e saúde mental é o assunto da entrevista com o psiquiatra e professor universitário Ulisses Rezende Brandão, organizador da antologia “Escritofrenias”. Cristiano Castilho estreia com uma resenha do livro “Doppelgänger: Uma viagem através do Mundo-Espelho”, de Naomi Klein. Há, ainda, uma crônica de Aline Brandalise e o conto “Mita”, de Tenório Rocha.

Na editoria de artes visuais, outra novidade do Cândido, o artista e designer do jornal, Iuri De Sá, cria uma adaptação ilustrada inédita da música “New Flesh” (Current Joys, 2013). Ainda, o ensaio fotográfico “Ciclo Cultural”, de Vitória Smarci. Na capa, a arte é de Ana Dureck.

Mulheres contra a Ditadura – A série “Mulheres contra a Ditadura” foi lançada em uma edição única, com todos os conteúdos publicados no jornal Cândido entre março e dezembro de 2024. São dez histórias sobre este período, contadas por meio de entrevistas com Elisabeth Fortes, Amelinha Teles, Rosane Vianna e Sueli Bellato. Há um relato sobre Teresa Urban, feito por seu filho, e um de Noemi Osna, por ela mesma. Traz perfis de Sônia Lafoz e Elza de Oliveira Filha, uma reportagem sobre Cassandra Rios — autora mais censurada pelo regime – e o depoimento de Almira Maciel. Disponível apenas on-line (AQUI).

Mulheres Arquivadas – Trata-se de um projeto de pesquisa pública e estudos sobre a trajetória de escritoras e artistas visuais do Paraná. Desde 2022, promove ações gratuitas como exposições, oficinas de escrita, pintura, desenho, rodas de leitura, grupo de estudos e falas abertas. Para saber mais, acesse o Instagram: @mulheresarquivadas.

Mulheres que circulam pela cidade – A mostra historiográfica “Mulheres que circulam pela cidade’’ celebra 48 mulheres, 24 de literatura e 24 de artes visuais, enaltecendo a produção de mulheres que estão vivas e produzindo na cidade, possibilitando a homenagem de nomes mais antigos e visibilizar novos.

Período: 15 de março a 5 de maio

Horário: 8h30 às 20h

Local: Hall Térreo

Mulheres negras e escrevivência – Mesa de conversa com as escritoras Rosane Arminda, Jo Macário e Gizele Carneiro, mediada por Hiully Oliveira.

Dia: 28 de março (sexta-feira)

Horário: 10h

Local: Hall Térreo

Oficina Permanente de Poesia – Ação coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Dia: 3 de abril (toda quinta-feira do mês)

Horário: 18h às 19h45

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Capacidade máxima: 30 pessoas

Lançamento de “Um prato cheio de história” – Lançamento do livro com sessão de autógrafos e bate-papo com os autores Bernardo Pellegrini e Maurício Arruda Mendonça.

Dia: 28 de março

Horário: 17h às 19h

Local: Hall Térreo

Lançamento de “Um fio de chá mais longo que a linha da vida na palma da minha mão” – Com bate-papo, leitura de trechos do livro e sessão de autógrafos com a autora Semy Monastier.

Dia: 2 de abril (quarta-feira)

Horário: 17h30 às 19h30

Local: Hall Térreo

Poesias do Mundo – A exposição reúne poesias de tema livre de autores de Brasil, Argentina, Colômbia, Itália, Porto Rico e Uruguai.

Período: 18 de março a 30 de abril

Local: Hall do 2º andar

Seção Infantil

Leitura amiga – As crianças escolhem seus livros preferidos e leem com os animais adestrados do Instituto Cão Amigo & Cia.

Dia: 29 de março (sábado)

Horário: 10h às 11h15

Local: Seção Infantil

Seção Braille

Encontro de Eficientes – Encontro e debates de interesse para pessoas com deficiência visual, amigos e familiares presentes.

Dia: 28 de março (sexta-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Capacidade máxima: 25 pessoas

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e janela de Libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Títulos disponíveis:

“Cartas para Julieta” | Classificação: Livre | Duração: 1h 45 minutos

“Surdocegueira – O sentido do mundo pelo tato” | Classificação: +16 | Duração: 17 minutos

“Operação Babá” | Classificação: Livre | Duração: 1h31 minutos

Dias: 1º a 31 de abril

Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná

“A Trama Intrincada do Tempo” – Em exposição no MAC no MON, a artista Guita Soifer apresenta traz pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e instalações explorando o tempo, a memória e as transformações da matéria, sob curadoria de Agnaldo Farias.

“Somos Este Tipo de Gente” – Na sede Adalice Araújo, a mostra reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva, com curadoria de Emerson Persona e que evidenciam a diversidade e as diferentes poéticas da arte contemporânea.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Residência Artística – Na última semana, João Miguel Santana, ou Jomi, iniciou sua residência artística no ateliê da Academia Alfredo Andersen. O artista ocupará o espaço até dia 10 de abril para desenvolver sua pesquisa “Como Pintar um Espelho?”, dedicada a fazer um retrato do Museu Casa Alfredo Andersen com seus funcionários.

Com o objetivo de apresentar as residências artísticas como ambiente de formação, criação e difusão, os alunos e visitantes do MCAA têm a possibilidade de visitar o ateliê para falar com o artista e saber mais sobre seu processo de criação. As visitas estão abertas de terça a sexta, no período da manhã, das 9 às 12h, e no período da tarde, das 14h às 18h.

Exposição Permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa mostra contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao Museu Casa. Entrada gratuita.

Visitas guiadas – O Setor Educativo oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen. Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; à tarde, das 14h às 16h. Agende sua visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

“Desver” – É uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza glitch art, vídeo painting e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

Exposição em Antonina – O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) inaugurou na Estação Ferroviária de Antonina uma mostra que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A exposição apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais do acervo do museu, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.

Mulheres no cinema paranaense – Na sexta-feira (28), das 14h às 16h, haverá uma mediação sobre fotografia e cinema a partir dos objetos tridimensionais da exposição permanente “Sinestesia dos Objetos”, que inclui máquinas fotográficas, filmadoras, moviolas e projetores. Em seguida, os participantes podem assistir a curtas-metragens no miniauditório do MIS-PR, encerrando o evento com um bate-papo dedicado às mulheres no cinema paranaense. São 20 vagas com inscrições gratuitas que podem ser feitas AQUI.

Museu Paranaense (MUPA)

“O COVEIRO” – Do dia 26 a 30 de março e 2 a 6 de abril, sempre de quarta a domingo, às 19h, o MUPA apresenta dez sessões da peça-instalação “O COVEIRO”. Em uma intersecção entre teatro, artes visuais e cinema, o espetáculo integra a Mostra Interlocuções, do Festival de Curitiba, com entrada livre e gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão.

Durante o percurso da peça, o ator Diego Marchioro monta, diante do público, uma instalação a partir de uma coleção de vídeos, obras de arte e fragmentos de textos. O trabalho convida os espectadores a viver uma experiência multidirecional — fruir uma peça de teatro, que durante sua duração, se transforma em uma instalação de artes visuais. A instalação resultante da peça fica aberta durante os horários de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 10h às 17h30, e ocupa a Sala Lange de Morretes.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Laboratório de Experiências: Argila – Na quarta-feira, 2 de abril, às 10h30 e às 14h30 (com Libras), o Setor Educativo realiza uma oficina que busca explorar as várias formas de usar a argila. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada. A atividade está sujeita à lotação.

MON Primeiros Passos | Meu Pequeno Maxixe – A oficina “Meu Pequeno Maxixe” acontecerá no dia 3 de abril, às 10h30. Os bebês dançarão no ritmo das cores vibrantes da obra “Maxixe”, do artista Delson Uchôa. Além de estimular os sentidos, poderão explorar as diferentes sensações por meio de atividades sensoriais. A participação de um acompanhante adulto é obrigatória durante a atividade. As inscrições podem ser feitas AQUI.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Festival de Curitiba | Sessões esgotadas – Diversas peças do Festival de Curitiba e que são apresentadas no Teatro Guaíra já estão esgotadas como: “Brilho Eterno”; “Alaska”; “Rei Lear”; “Língua”; “Homens Pink”; “Júpiter e a Gaivota — É Impossível Viver Sem O Teatro” e “A Última Ceia”. A peça “O Céu da Língua”, com Gregório Duvivier, recebeu uma sessão extra com os últimos lugares vendidos AQUI.

Festival de Curitiba | Últimos lugares – Ainda é possível garantir ingressos para os espetáculos “Notícias De Naufrágios” (AQUI) e “Whisky e Hamburguer” neste LINK.

Necrotério – O antigo necrotério da Polícia Científica do Paraná (PCP) receberá pela segunda vez o espetáculo “A Maldição dos 27 anos: Um guia de sobrevivência da Vigor Mortis”. Produzida pela companhia Vigor Mortis, a peça será nos dias 30/3 e 1/4. 

O espetáculo faz parte da Mostra Fringe do Festival de Curitiba e promete levar o público a uma jornada cheia de suspense no Museu de Ciências Forenses de Curitiba, antigo Instituto Médico-Legal (IML). A companhia Vigor Mortis celebra este ano 27 anos de trajetória com a peça imersiva no universo sobrenatural.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sede Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Festival-de-Curitiba-novas-oficinas-em-museus-e-literatura-movimentam-agenda-cultural

Notícia Anterior

Novo estudo mostra Paraná como estado que menos cobra imposto na cesta básica

Próxima Notícia

Reajuste de servidores federais será pago em maio, garante governo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top