Entre ações, está o projeto piloto ‘Emprega + Maringá’, que promoverá empregabilidade e autonomia financeira de beneficiários do Bolsa Família em Maringá
Em 100 dias de trabalho, a Prefeitura de Maringá por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), realizou ações que fortalecem a geração de empregos, inclusão social e apoio à agricultura familiar.
Entre os destaques, a secretaria apresentou o projeto piloto ‘Emprega + Maringá’, em parceria com as secretarias de Saúde e de Assistência Social, para promover empregabilidade e autonomia financeira aos beneficiários do Bolsa Família. A iniciativa multidisciplinar realizada entre fevereiro e março garante oportunidades de emprego e capacitação profissional aos beneficiários.
Para incentivar o projeto de hortas, a secretaria reativou a horta escolar do Centro de Educação Infantil (Cmei) Bárbara Barros e reinaugurou o projeto Horta Terapêutica em parceria com a Secretaria de Saúde. Também foram realizadas melhorias estruturais e administrativas em diversas hortas comunitárias e os feirantes receberam apoio necessário para a criação de um novo regimento interno, além da avaliação da necessidade de sanitários em cada feira.
Com trabalho intenso, o município aumentou o número de empresas aderidas ao SUSAF, selo de certificação que permite que a agroindústria familiar e de pequeno porte comercialize os produtos, e de empresas registradas no Serviço de Inspeção Municipal. Também houve a recuperação de barracões industriais abandonados, em parceria com as secretarias de Limpeza Urbana e Infraestrutura, para atração de novas empresas e fomentar geração de empregos.
Na área de empregabilidade, foram realizadas parcerias entre a Setrab e a Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes para realização do Feirão de Empregabilidade Trans e o Mutirão de Empregabilidade Jovem. A Agência do Trabalhador e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Coca-Cola Femsa, promoveram mutirão com 40 vagas de emprego exclusivas para mulheres.
“Os 100 primeiros dias foram extremamente importantes para implementarmos ações voltadas à empregabilidade, desenvolvimento da agricultura familiar, além de avançarmos com ações que geram oportunidades reais e respeitam as necessidades de cada maringaense. Seguiremos com o compromisso de inclusão, autonomia e dignidade para todos”, destacou o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Aparecido Bernardo.
Comentários