Atividades começaram nesta terça, 22, e seguem até sexta, 25, com ações para alunas de colégios estaduais
Promovida pela Prefeitura de Maringá, a ‘Semana Municipal das Meninas na Tecnologia e Comunicação’ (TIC) teve início nesta terça-feira, 22, com o tema ‘Trajetórias femininas na tecnologia e caminhos possíveis para meninas ingressarem na área’. A abertura da semana ocorreu no Auditório Hélio Moreira. A programação segue até sexta, 25, com ações voltadas para estudantes de colégios estaduais (confira abaixo a programação completa).
O evento, realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech) em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), foi aberto com um painel composto por três mulheres referências na área de tecnologia.
O prefeito Silvio Barros destacou a importância da tecnologia no dia a dia. “Nosso objetivo é ampliar horizontes, criar perspectivas e oferecer oportunidades. Visualizar que, além do emprego, a tecnologia permite que as mulheres empreendam e criem os próprios negócios.”
A secretária da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, Patrícia Saugo, ressaltou que a iniciativa leva conteúdos às escolas para sensibilizar meninas sobre a importância da tecnologia. “A proposta é prepará-las para um futuro dominado pela tecnologia e inteligência artificial, ampliando as oportunidades desde agora”, disse.
A presidente do Conselho Municipal Ciência e Tecnologia da Inovação (CMCTI), Keila de Souza, destacou a importância de incentivar meninas a criarem tecnologia e não apenas utilizar. “No futuro, elas irão competir com máquinas e a criatividade será o principal diferencial. A tecnologia só faz sentido quando criada por e para seres humanos.”
A presidente da Câmara de Vereadores Maringá, vereadora Majô, ressaltou sobre a importância de incentivar mulheres no setor da tecnologia. “Não existem soluções fáceis para os desafios complexos da sociedade. Por isso, é fundamental buscarmos incentivos que nos permitam usar a tecnologia de forma estratégica, contribuindo efetivamente para a transformação social.”
A vereadora Professora Ana Lucia é autora da lei nº 11.475/2022 e que tem como objetivo ampliar a participação feminina nas áreas de tecnologia da informação e comunicação. “As tecnologias precisam estar presentes onde a vida acontece. Precisam chegar nessas meninas e mulheres para que um dia elas promovam melhorias reais na rotina da população”, disse.
Durante o evento de abertura, a diretora de Tecnologia e Inovação da Amtech, Juliana Alvarenga, mediou painel sobre a relevância de mulheres empreendedoras nas TICs. As painelistas Raquel Cardamone, Tuane Paixão e Beatrice Cardoso também compartilharam experiências durante o evento. Elas responderam perguntas de alunas dos colégios estaduais Elvira Balani, Vinícius de Moraes e Itaipu.
Confira a programação da ‘Semana das Meninas na Tecnologia e Comunicação’:
Mini Palestra Tecnologia e Redes Sociais com Elias Abreu
Quando: Quarta, 23 de abril, às 14h
Onde: Colégio JK – Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 3075 – Zona 05
Visita na empresa Cocamar
Quando: Quinta, 24 de abril, às 14h
Onde: Cocamar – Estr. Osvaldo de Moraes Corrêa, 1.000 – Parque Industrial
Visita na empresa Tecnospeed
Quando: Sexta, 25 de abril, às 9h
Onde: Tecnospeed – R. Vitório Balani, 1211 – Zona 05
Projeto Conectadas UEM – Oficina no Colégio
Quando: Sexta, 25 de abril, às 14h
Onde: Colégio Ipiranga – Rua Belo Horizonte, 221 – Jardim Ipiranga.
Meninas na Tecnologia e Comunicação
Quando: Sexta, 25 de abril, às 10h30
Onde: Universidade Cidade Verde (UniCV) – Smart Space – Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5950 – Zona 7
Comentários