Evento contará com palestras, oficinas e rodas de conversa para estudantes de colégios estaduais
A Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringaense de Tecnologia e Inovação (Amtech), em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), vai realizar a primeira edição da ‘Semana Municipal das Meninas na Tecnologia e Comunicação’. A programação será voltada a estudantes de colégios estaduais, com foco na inclusão digital e no protagonismo feminino na tecnologia. A abertura oficial ocorrerá na terça-feira, 22, às 8h30, no Auditório Hélio Moreira, e as inscrições podem ser feitas pela internet. (inscreva-se aqui)
A expectativa é impactar mais de 500 meninas na primeira edição da ‘Semana Municipal das Meninas na Tecnologia e Comunicação’. “O objetivo é incentivar meninas e mulheres a explorarem carreiras na área da tecnologia e inovação, além de reduzir as desigualdades de gênero no setor e valorizar o protagonismo feminino no ecossistema tech de Maringá”, afirma a secretária da Agência Maringaense de Tecnologia e Inovação, Patricia Saugo dos Santos.
A programação da Semana inclui palestras, oficinas, rodas de conversa e visitas técnicas em escolas, universidades e empresas, com foco na formação de meninas a partir do ensino fundamental II, estudantes do ensino médio e superior. Na abertura da Semana, também podem participar educadores e profissionais da área. Entre as palestrantes confirmadas estão a diretora de Estratégia da TecnoSpeed, Beatrice Cardoso, a consultora na Base e TecnoSpeed, Tuane Lisboa, e a CEO da Bright Cities, Raquel Cardamone.
O evento conta com o apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unicesumar, Universidade Cidade Verde (UNICV), Software by Maringá, Acim, entre outros centros de inovação, startups e empresas de tecnologia, além de secretarias municipais. Participam do evento os colégios estaduais Vinicius de Moraes, Parque Itaipu, Elvira Balani dos Santos, Maria Goretti, Juscelino kubitschek, Tania Varela e Colégio Ipiranga.
A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), celebrado na quarta quinta-feira de abril. Segundo a secretária Patrícia Saugo, “Maringá é um dos maiores polos de tecnologia do Sul do Brasil e conta com mais de 5 mil vagas abertas no setor. A Semana das Meninas visa preparar e inserir mulheres nesse mercado, promovendo oportunidades reais de formação”, afirma.
A iniciativa, instituída pela Lei nº 11.475/2022, de autoria da vereadora Ana Lucia, tem como objetivo ampliar a participação feminina nas áreas de tecnologia da informação e comunicação.
Comentários